ESTOJO DE FRAÇÕES, UM MATERIAL MANIPULATIVO PARA COMPREENSÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES COM AS FRAÇÕES
Palavras-chave:
ensino de frações; operações básicas; transição do concreto para o abstrato.Resumo
O Estojo de Frações é um material manipulativo proposto por Renata Góis em sua dissertação de mestrado em 2014. Ele é formado por uma moldura retangular (base), um retângulo que representa o inteiro e outros retângulos menores que representam as frações desse inteiro e folhas de transparências com as indicações das frações. Cada fração é obtida a partir das divisões iguais do retângulo inteiro. Assim, há dois retângulos que representam ½, três retângulos que representam ⅓, quatro que representam ¼ e assim sucessivamente, até chegarmos a doze retângulos de 1/12. O diferencial desse material são as transparências que além de indicar a fração correspondente de cada peça, permite a sobreposição sobre as frações que estão colocadas na moldura e onde é possível visualizar as frações equivalentes, a adição e subtração nela representadas. É importante destacar que o uso das transparências também facilita a transição do concreto para o abstrato. Sendo assim, esse material permite o reconhecimento de frações equivalentes e a realização das quatro operações básicas com elas. Neste sentido, a ideia de do Estojo de Frações é o de promover a aprendizagem por meio da interação com o material manipulativo, fazendo com que o estudante busque respostas manuseando esse material estimulando seu raciocínio e o pensamento crítico.
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