https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/issue/feed SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA 2025-01-29T13:39:12+00:00 Comissão organizadora comisaosemat.bra@gmail.com Open Journal Systems <p>SEMAT - Semana da Matemática e Educação Matemática - Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, é um evento gratuito de periodicidade anual, dirigido a estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, professores que ensinam Matemática e demais áreas afins e interessados no assunto.</p> <p><strong>Estão abertas as submissões para a 14ª Semana da Matemática e Educação Matem´atica. Período de 06/01/2025 à 23/03/2025.</strong></p> <p><a href="https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/about/submissions"><strong>Submissões</strong></a></p> <p>ISSN 2527-1121</p> <p> </p> https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/7 PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE MALBA TAHAN: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO 2024-10-11T18:20:43+00:00 Ari dentello.a@aluno.ifsp.edu.br <p>Este trabalho decorre da realização da primeira etapa do estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – <em>campus</em> Bragança Paulista (IFSP-BRA), que ocorreu no segundo semestre de 2023. Tal etapa de estágio está articulada ao componente curricular Organização do Trabalho Pedagógico. Para atender as atividades da referida etapa de estágio, foi desenvolvido um projeto baseado em Malba Tahan, direcionada aos docentes e à coordenação pedagógica da escola estadual onde o estágio foi realizado. Em uma reunião de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo, houve a apresentação de tópicos e curiosidades a respeito da vida e obra do professor Julio Cesar de Mello e Souza, Malba Tahan, e a realização de atividade baseada num conto do livro “O homem que calculava”, de autoria do mesmo. Com tal projeto, buscou-se contribuir com a formação continuada do corpo docente da instituição.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/8 UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2024-10-11T22:38:51+00:00 BRUNA LOPES brunasantoslopes@gmail.com <p>A alfabetização financeira é importante para preparar os estudantes a enfrentar situações que envolvam negociações financeiras, ocasionadas, principalmente, pelo crescimento do consumo e pela situação econômica no país. Tal prática tem como base um conjunto de saberes que são construídos quando os estudantes se apropriam de alguns conceitos que são desenvolvidos não só nas aulas de Matemática, mas de maneira interdisciplinar, propondo que os estudantes não apenas calculem, mas também analisem e reflitam ao tomar decisões. Para isso, é necessário incluir, na sala de aula, problemas cotidianos que promovam o desenvolvimento dessas habilidades e competências a fim de desenvolver a prática pedagógica para a aprendizagem significativa da Educação Financeira.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/11 TSURU E A CULTURA DA PAZ: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2024-09-04T17:27:47+00:00 RAFAEL DE MORAES CAMPOS moraes.rafael@aluno.ifsp.edu.br <p>Esta atividade foi desenvolvida ao realizar a primeira etapa de estágio do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – <em>campus</em> Bragança Paulista, articulado ao componente curricular Organização do trabalho pedagógico, avaliação e gestão escolar.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/25 REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA 2024-09-03T18:14:42+00:00 Bianca Mattos Moraes moraes.bianca@aluno.ifsp.edu.br Adrielen Pereira de Souza adrielen.p@aluno.ifsp.edu.br Elias Junio Candido Gonçalves elias.junio@aluno.ifsp.edu.br Jean Lucas de Lima Pavan lucas.pavan@aluno.ifsp.edu.br Rafaela Noemy Silva Viana noemy.r@aluno.ifsp.edu.br <p>O trabalho relatado se refere a uma ação do projeto de extensão “Práticas Extensionistas: ações de ensino colaborativas com a comunidade escolar” que recebe o nome de “Reforço Escolar de Matemática para os sextos anos”. A extensão se faz como componente curricular do curso de licenciatura em Matemática visando estabelecer comunicação entre o meio acadêmico e a comunidade externa. Fazem parte do projeto as comunidades escolares Dom Bruno Gamberini e Dom José Maurício. As ações do projeto foram estabelecidas através de diversas conversas com membros das duas comunidades envolvidas. O “Reforço Escolar de Matemática” foi trabalhado em ambas as escolas, sendo o objetivo desta propor, para alunos dos sextos anos, que possuem maior dificuldade, tarefas ou jogos que auxiliem no desenvolvimento do pensamento matemático. Até o presente momento, foram realizadas quatro atividades na Escola Dom José e duas na Escola Dom Bruno voltadas para a realização das ações de reforço. Considera-se, por fim, que as ações de extensão auxiliaram tanto aos licenciandos a compreenderem sobre a prática docente quanto aos alunos a revisarem e se apropriarem de conceitos matemáticos. Ademais, abre-se possibilidade para a realização de outras atividades no decorrer da ação de reforço.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/28 CONFECÇÃO DE MATERIAIS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: 2024-10-01T14:55:04+00:00 Nicole Souza nicole.souza@aluno.ifsp.edu Brenda Leticia do Couto Fagundes brendaleticiaf.b@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato é parte do processo de curricularização da extensão que ocorre no curso de licenciatura em Matemática do IFSP, campus Bragança Paulista. A extensão é uma comunicação dos estudantes do terceiro semestre da licenciatura em matemática com a comunidade, que se iniciou com diálogos com escola para levantar as necessidades da comunidade escolar e a definição da ação a ser realizada na escola, que foi de confeccionar materiais para montar um laboratório de Matemática, junto com os alunos do oitavo ano. Até o momento os resultados são positivos na escola e nos estudantes de modo geral, também está sendo muito proveitoso para os licenciandos que estão vivenciando, já no início do curso, um contato com a comunidade escolar. </span></p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/30 UNO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES: 2024-10-01T23:30:45+00:00 Gabriel Lisboa glisboapereira8@gmail.com <p>Este relato de experiência apresenta a execução de uma das atividades realizadas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES, do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP campus Bragança Paulista, na qual foi utilizado um material didático intitulado “Uno de Frações Equivalentes” que foi elaborado com o intuito de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de uma forma lúdica e significativa, proporcionando aos alunos do 3º ano do Ensino Médio um melhor entendimento e aprendizado do conceito de equivalência de frações, a dinâmica foi realizada em uma Escola Estadual da cidade de Bragança Paulista/SP, com colaboração do PIBID/CAPES. O relato descreve a implementação do referido jogo em uma aula de 50 minutos para alunos do 3º ano do Ensino Médio, salientando os objetivos, os materiais utilizados e os resultados observados durante a aula. O Uno de Frações Equivalentes revelou-se uma ferramenta favorável para o ensino de frações equivalentes.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/31 O USO DO JOGO KAHOOT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO 2024-09-06T11:52:30+00:00 ALAINE CAROLINE CRUZ FREIRE alainefreire0@gmail.com <p>O presente relato de experiência apresenta uma atividade realizada em uma escola pública no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática, campus Bragança Paulista/SP, e teve como objetivo interpretar como um recurso didático digital pode auxiliar no ensino e aprendizado de Função Quadrática numa turma do 3ª série do Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma intervenção pedagógica proposta por meio de um jogo criado na plataforma Kahoot, onde os alunos ao jogarem tal jogo, demonstraram notório interesse em participarem da atividade proposta, assim como uma motivação em ganhar por meio da resposta correta. Assim, concluiu-se que, a utilização do jogo como uma ferramenta pedagógica se torna algo mais atrativo e significativo para o aprendizado do aluno.<br>Palavras-chave: Ferramenta pedagógica, Ensino aprendizado, Jogos, Kahoot.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/33 UMA TAREFA PARA O ALUNO DE INTRODUÇÃO AO TÓPICO REFLEXÃO: 2024-10-15T18:44:30+00:00 Paloma da Silva Melo palomamelo@professor.educacao.sp.gov.br <p>O conhecimento especializado do professor fundamenta sua prática profissional que inclui a elaboração e implementação de tarefas matemáticas para os alunos, como as de introdução aos tópicos. Adaptou-se de uma tarefa para crianças da Educação Infantil (brincadeira com intencionalidade matemática) uma tarefa para o aluno no âmbito da transformação geométrica isométrica reflexão, cujo objetivo de aprendizagens matemáticas era desenvolver o conhecimento do aluno relacionado aos procedimentos e propriedades deste tópico. A tarefa foi implementada em uma turma multisseriada, com alunos de 8.º e 9.º ano de uma escola privada. Como resultado, observou-se que os alunos já tinham facilidade para representar e visualizar a reflexão de uma figura dada, mas sem conseguir entender e descrever os procedimentos e propriedades e, após a implementação da tarefa, os alunos conseguiram, além de diferenciar a reflexão das demais transformações geométricas isométricas.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/9 ESTOJO DE FRAÇÕES, UM MATERIAL MANIPULATIVO PARA COMPREENSÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES COM AS FRAÇÕES 2024-09-05T17:21:42+00:00 Daniela Fonseca daniela.fonseca@aluno.ifsp.edu.br <p>O Estojo de Frações é um material manipulativo proposto por Renata Góis em sua dissertação de mestrado em 2014. Ele é formado por uma moldura retangular (base), um retângulo que representa o inteiro e outros retângulos menores que representam as frações desse inteiro e folhas de transparências com as indicações das frações. Cada fração é obtida a partir das divisões iguais do retângulo inteiro. Assim, há dois retângulos que representam ½, três retângulos que representam ⅓, quatro que representam ¼ e assim sucessivamente, até chegarmos a doze retângulos de 1/12.&nbsp; O diferencial desse material são as transparências que além de indicar a fração correspondente de cada peça, permite a sobreposição sobre as frações que estão colocadas na moldura e onde é possível visualizar as frações equivalentes, a adição e subtração nela representadas. É importante destacar que o uso das transparências também facilita a transição do concreto para o abstrato. Sendo assim, esse material permite o reconhecimento de frações equivalentes e a realização das quatro operações básicas com elas.&nbsp; Neste sentido, a ideia de do Estojo de Frações é o de promover a aprendizagem por meio da interação com o material manipulativo, fazendo com que o estudante busque respostas manuseando esse material estimulando seu raciocínio e o pensamento crítico.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/10 ESTOJO DE FRAÇÕES E UNO DE FRAÇÕES COMO RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2024-09-05T17:21:07+00:00 Daniela Fonseca daniela.fonseca@aluno.ifsp.edu.br Iracema Hiroko Iramina Arashiro iracema.arashiro@ifsp.edu.br <p>As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de frações na escola básica são reconhecidas por diversos estudiosos da educação matemática e por esse motivo esse é um assunto sempre pautado nas publicações dessa área. Essas dificuldades abrangem desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino superior e mesmo entre aqueles que sabem realizar as operações básicas há os que não compreendem muito bem por que o fazem daquela forma, ou seja, sabem resolver o algoritmo, mas não sabem justificar a operação realizada. Um recurso muito utilizado para o ensino de frações são os desenhos esquemáticos de retângulos e pizzas, mas para muitos estudantes eles não são suficientes para a compreensão das operações envolvendo frações. Há estudos que mostram que o uso de material concreto pode favorecer esse processo de ensino e aprendizagem, como exemplos temos o estojo de frações, disco de frações, hexágono de frações, escala cuisinaire entre outros. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar se atividades elaboradas com o uso estojo de frações combinado com o jogo uno de frações permitirão que os conceitos e operações com as frações sejam compreendidos pelos estudantes dos sextos anos do ensino fundamental.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/18 AIMPORTÂNCIA DA AMOSTRAGEM 2024-09-03T18:17:26+00:00 Vinícius Fróes Raio vicoraio@hotmail.com Luciane de Castro Quintiliano luciane_castro@ifsp.edu.br Ricardo Alexandre Alves Pereira ric_pereira@ifsp.edu.br Ricardo Bragato Silotto ricardobragato@prof.educacao.sp.gov.br <p><span style="font-weight: 400;">A atividade descrita neste relato de experiência foi realizada como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática, campus Bragança Paulista/SP. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Bragança Paulista–SP a compreensão sobre a importância do tamanho da amostragem, em uma prática relacionada aos conceitos de estatística. Para tanto, foi realizada uma atividade abordando o conceito de estimativa. Como conclusão, mostrou-se possível realizar atividades de caráter exploratório com o intuito de incentivar a busca de conhecimentos matemáticos e estatísticos, em uma tentativa constante de aproximar-se dos contextos vividos pelos alunos.</span></p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/26 Geogebra e Minecraft: Recursos didáticos para o ensino de conceitos geométricos e a construção de uma Cidade Sustentável 2024-09-05T17:30:15+00:00 Amanda Aparecida amanda.aparecida@aluno.ifsp.edu.br Manoela Santos manoela.n@aluno.ifsp.edu.br <p>Este relato de experiência aborda a construção de uma Cidade Sustentável, utilizando os recursos computacionais para o ensino de conceitos geométricos, a qual é parte integrante das atividades realizadas em uma escola pública na cidade de Bragança Paulista, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES do Curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo da atividade foi favorecer a visualização espacial, abordar as coordenadas (x,y,z), estruturação de pirâmide, construção de cubo, ponto em plano, visualização 3D de aresta, vertices, faces, área, volume, massa e perímetro e conceitos de polígonos. O trabalho foi desenvolvido com cinco alunos da 2ª série do Ensino Médio, os quais construíram uma cidade no Minecraft e a reconstruíram no Geogebra. Os estudantes apresentaram dificuldades ao realizarem a atividade no Geogebra, possivelmente por ser algo novo. Entretanto, no decorrer da realização da atividade foi notada uma evolução em relação aos recursos computacionais envolvidos, e foi possível observar ainda que, o aplicativo Geogebra contribuiu para a compreensão dos alunos a respeito dos conceitos relacionados à construção da Cidade Sustentável, gerando um melhor entendimento dos conceitos abordados, e ainda tornando a atividade mais agradável.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/27 A PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES ARTICULADA COM OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER EM MATEMÁTICA 2024-10-11T16:50:07+00:00 Daniel Tebaldi Santos danieltebaldi@ifsp.edu.br Daniel Maria de Aquina aquino.d@aluno.ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">A investigação propõe um aprofundamento nos conhecimentos acerca da tendência de ensino: Tecnologias digitais como metodologia de ensino – aprendizagem em Matemática, com o objetivo de analisar aspectos da produção de conhecimento em Matemática mobilizados entre a articulação da prática de programação de computadores e do/a professor/a que ensina Matemática no Ensino Básico. A pesquisa vai se apoiar na concepção filosófica de tecnologia de Vieira Pinto compendiada na sua obra “O conceito de tecnologia” e na teoria histórico-cultural, principalmente na Teoria da Atividade. A abordagem metodológica da pesquisa tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético (MHD), pois entende que esse trabalho está associado a um processo de transformação social condicionada por um processo histórico de dimensões lógica, ontológica e epistemológica da realidade objetiva. A pesquisa buscará investigações que associam a prática de programação de computadores com o ensino de Matemática para identificar as concepções de tecnologia abordadas e as situações de ensino e aprendizagens em Matemática configuradas a partir da prática de programação de computadores.&nbsp; Espera-se que esta pesquisa identifique elementos que apontem aspectos da produção do conhecimento em Matemática pelo professor articuladas ao uso dessas tecnologias, de maneira que possam indicar possíveis articulação com a sua prática.</span></p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/35 UMA ANÁLISE CRÍTICA DE UM FRAGMENTO DO CAPÍTULO 1 DE ‘AS IDEAS FUNDAMENTAES DA MATHEMATICA’, DE AMOROSO COSTA 2024-10-22T02:13:29+00:00 Karen Frizanco de Almeida Karen.frizanco@gmail.com Rodrigo Rafael Gomes rodrafagomes@ifsp.edu.br <p>Este artigo examina um fragmento de As ídeas fundamentaes da mathematica, de Manuel Amoroso Costa (1885-1928), em comparação com um dos manuscritos desse livro. Partindo da transcrição do rascunho mais próximo da obra, o trabalho apresenta uma análise crítica de um parágrafo da primeira seção do capítulo 1 do livro publicado, expondo as marcas de trabalho de seu autor. As rasuras identificadas na análise do manuscrito sugerem que Amoroso Costa tinha dúvidas em relação aos títulos do capítulo e da primeira seção e também quanto à forma de se expressar em determinadas passagens, o que evidencia o embate por ele experimentado no percurso de escrita de seu texto.&nbsp;</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA https://sites.bra.ifsp.edu.br/ojs/index.php/semat/article/view/36 MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA ENSINO DE FRAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS 2024-10-28T13:48:47+00:00 Daniela Fonseca daniela.fonseca@aluno.ifsp.edu.br <p>Projeto de Extensão é o conjunto de atividades interdisciplinares desenvolvido e aplicado na interação com a comunidade interna e externa que visa a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Nesse sentido, um projeto de extensão denominado “Laboratório de Ensino de Matemática para o Ensino de Frações nas Escolas Públicas” foi desenvolvido em uma escola pública de Bragança Paulista. O projeto que durou quatro meses teve como foco o ensino de frações para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e envolveu duas docentes e três licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista (IFSP-BRA) e 24 estudantes da escola pública. O projeto foi idealizado a partir do conhecimento de que o processo de ensino e aprendizagem de frações é um desafio na educação básica e ele segue até mesmo nos cursos superiores. As atividades desenvolvidas envolveram exercícios escritos, jogos e materiais concretos que foram pesquisados e produzidos para esse fim. Ao final do projeto houve ganho a todos os envolvidos, os docentes e estudantes do IFSP que puderam conhecer a potencialidade de cada material utilizado e os estudantes da escola pública que compreenderem os conceitos de equivalência e adição de frações de forma diferente da que estavam acostumados.</p> 2025-01-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA