A INTERAÇÃO ENTRE LÓGICA E INTUIÇÃO NA OBRA DE MANUEL AMOROSO COSTA

uma análise dos manuscritos do capítulo um de 'As ideas fundamentaes da mathematica'

Autores

Palavras-chave:

história da matemática, lógica, intuição, Manuel Amoroso Costa, matemática pura

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise dos manuscritos originais do primeiro capítulo da obra As idéas fundamentaes da mathematica (1929), de Manuel Amoroso Costa. A partir da  do transcrição diplomática de sete fólios do manuscrito da versão mais antiga do capítulo 1, contido no arquivo pessoal do autor, atualmente sob a guarda do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realiza-se a identificação e análise das referências bibliográficas utilizadas por Costa. O estudo revela ainda diferenças e permanências entre os manuscritos e a versão publicada, evidenciando o refinamento conceitual de Costa durante o processo de escrita. Observa-se que as obras de Brunschvicg e Poincaré, além da obra Enquête de ‘L’enseignement mathématique’ sur la méthode de travail des mathématiciens (1908) de Fehr, Claparède e Flournoy, destacam-se como influências fundamentais para o desenvolvimento dos rascunhos do autor. Além disso, muitos dos conteúdos presentes no primeiro manuscrito foram mantidos na obra publicada, ainda que com reformulações.

Biografia do Autor

Rodrigo Rafael Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado em matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (2002), mestre (2009) e doutor (2015) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Rio Claro. Realizou, no biênio 2022-2023, estágio de pós-doutoramento junto ao IGCE da Unesp campus de Rio Claro, no campo da história da matemática no Brasil, sob supervisão do Prof. Dr. Sergio Roberto Nobre. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), classe D-IV, nível 4, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), atuando no curso de Licenciatura em Matemática desde 2011. Coordenador do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino da Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, IFSP campus Bragança Paulista, tem experiência docente na área de matemática, com ênfase em formação inicial e contínua de professores que ensinam matemática. Foi líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática de Bragança Paulista (GEEMBRA), no período de 2016 a 2021. É membro do Grupo de Pesquisa em História da Matemática (GPHM), da Unesp campus de Rio Claro, realizando pesquisas sobre a história da matemática no Brasil.

Publicado

16.05.2025