Práticas Extensionistas
orientação de estudantes do nono ano da escola Estadual Dom Bruno Gamberini para ingresso no IFSP
Palavras-chave:
extensão universitária, orientação educacional, processo seletivo, aprendizagem colaborativaResumo
A ação extensionista descrita neste relato teve como objetivo orientar estudantes matriculados no nono ano da escola Dom Bruno Gamberini, em Bragança Paulista, para o ingresso no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Com a participação de 37 alunos, a atividade envolveu o desenvolvimento de práticas colaborativas entre estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e a comunidade escolar. A metodologia consistiu na análise de provas anteriores, realização de simulados e orientações sobre o processo seletivo, visando preparar os alunos para os desafios da avaliação. Também, foram realizadas reuniões entre os participantes e o professor orientador, com o intuito de organizar os encontros com os estudantes. A ação foi concluída, apesar das dificuldades relacionadas ao curto período de execução. O feedback dos alunos sugeriu adaptações para continuidade da ação, como a ênfase em outras edições de provas e um período maior de tempo para desenvolver as atividades. De todo modo, o trabalho contribuiu para o desenvolvimento dos estudantes, proporcionando uma melhor compreensão sobre o processo seletivo e serviu como experiência para a implementação de novas práticas extensionistas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.