Um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação do jogo "Semelhantes" no ensino fundamental

Autores

  • Dalton Couto IFSP - Campus Caraguatatuba
  • Verônica Orrutia Mariano Lourenço IFSP - Campus Caraguatatuba
  • Laura Maria Pedroso Nunes IFSP - Campus Caraguatatuba

Palavras-chave:

Matemática, Jogos, Extensão, Operações

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade desenvolvida por alunas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba, no âmbito de um projeto de curricularização da extensão, que visava a construção de jogos e materiais manipuláveis relacionados a conteúdos matemáticos. O jogo “Semelhantes” aborda as quatro operações básicas da matemática, sendo direcionado para alunos do Ensino Fundamental. A escolha do conteúdo abordado no jogo foi feita através de pesquisa bibliográfica, onde foram encontrados vários textos e autores que apontam a necessidade de reforço na aplicação das operações básicas, assim como destacam a importância do uso de jogos no ensino da matemática como um fator que pode favorecer no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

16.05.2025