Um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação do jogo "Semelhantes" no ensino fundamental
Palavras-chave:
Matemática, Jogos, Extensão, OperaçõesResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma atividade desenvolvida por alunas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba, no âmbito de um projeto de curricularização da extensão, que visava a construção de jogos e materiais manipuláveis relacionados a conteúdos matemáticos. O jogo “Semelhantes” aborda as quatro operações básicas da matemática, sendo direcionado para alunos do Ensino Fundamental. A escolha do conteúdo abordado no jogo foi feita através de pesquisa bibliográfica, onde foram encontrados vários textos e autores que apontam a necessidade de reforço na aplicação das operações básicas, assim como destacam a importância do uso de jogos no ensino da matemática como um fator que pode favorecer no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.