MATERIAIS MANIPULATIVOS E JOGOS PARA ENSINO DE FRAÇÕES NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Daniela Fonseca IFSP-BRA

Palavras-chave:

Materiais concretos; ensino e aprendizagem de frações; projeto de extensão

Resumo

Projeto de Extensão é o conjunto de atividades interdisciplinares desenvolvido e aplicado na interação com a comunidade interna e externa que visa a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Nesse sentido, um projeto de extensão denominado “Laboratório de Ensino de Matemática para o Ensino de Frações nas Escolas Públicas” foi desenvolvido em uma escola pública de Bragança Paulista. O projeto que durou quatro meses teve como foco o ensino de frações para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e envolveu duas docentes e três licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Bragança Paulista (IFSP-BRA) e 24 estudantes da escola pública. O projeto foi idealizado a partir do conhecimento de que o processo de ensino e aprendizagem de frações é um desafio na educação básica e ele segue até mesmo nos cursos superiores. As atividades desenvolvidas envolveram exercícios escritos, jogos e materiais concretos que foram pesquisados e produzidos para esse fim. Ao final do projeto houve ganho a todos os envolvidos, os docentes e estudantes do IFSP que puderam conhecer a potencialidade de cada material utilizado e os estudantes da escola pública que compreenderem os conceitos de equivalência e adição de frações de forma diferente da que estavam acostumados.

Downloads

Publicado

29.01.2025

Edição

Seção

Resumo expandido