UMA TAREFA PARA O ALUNO DE INTRODUÇÃO AO TÓPICO REFLEXÃO:
Algumas discussões para melhorar a prática
Palavras-chave:
Transformações Geométricas Isométricas, Reflexão, Conhecimento Especializado do Professor, Tarefas de introduçãoResumo
O conhecimento especializado do professor fundamenta sua prática profissional que inclui a elaboração e implementação de tarefas matemáticas para os alunos, como as de introdução aos tópicos. Adaptou-se de uma tarefa para crianças da Educação Infantil (brincadeira com intencionalidade matemática) uma tarefa para o aluno no âmbito da transformação geométrica isométrica reflexão, cujo objetivo de aprendizagens matemáticas era desenvolver o conhecimento do aluno relacionado aos procedimentos e propriedades deste tópico. A tarefa foi implementada em uma turma multisseriada, com alunos de 8.º e 9.º ano de uma escola privada. Como resultado, observou-se que os alunos já tinham facilidade para representar e visualizar a reflexão de uma figura dada, mas sem conseguir entender e descrever os procedimentos e propriedades e, após a implementação da tarefa, os alunos conseguiram, além de diferenciar a reflexão das demais transformações geométricas isométricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.