A PRÁTICA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES ARTICULADA COM OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER EM MATEMÁTICA

Autores

  • Daniel Tebaldi Santos
  • Daniel Maria de Aquina Instituto Federal de São Paulo

Resumo

A investigação propõe um aprofundamento nos conhecimentos acerca da tendência de ensino: Tecnologias digitais como metodologia de ensino – aprendizagem em Matemática, com o objetivo de analisar aspectos da produção de conhecimento em Matemática mobilizados entre a articulação da prática de programação de computadores e do/a professor/a que ensina Matemática no Ensino Básico. A pesquisa vai se apoiar na concepção filosófica de tecnologia de Vieira Pinto compendiada na sua obra “O conceito de tecnologia” e na teoria histórico-cultural, principalmente na Teoria da Atividade. A abordagem metodológica da pesquisa tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético (MHD), pois entende que esse trabalho está associado a um processo de transformação social condicionada por um processo histórico de dimensões lógica, ontológica e epistemológica da realidade objetiva. A pesquisa buscará investigações que associam a prática de programação de computadores com o ensino de Matemática para identificar as concepções de tecnologia abordadas e as situações de ensino e aprendizagens em Matemática configuradas a partir da prática de programação de computadores.  Espera-se que esta pesquisa identifique elementos que apontem aspectos da produção do conhecimento em Matemática pelo professor articuladas ao uso dessas tecnologias, de maneira que possam indicar possíveis articulação com a sua prática.

Downloads

Publicado

29.01.2025

Edição

Seção

Resumo expandido