Geogebra e Minecraft: Recursos didáticos para o ensino de conceitos geométricos e a construção de uma Cidade Sustentável
Resumo
Este relato de experiência aborda a construção de uma Cidade Sustentável, utilizando os recursos computacionais para o ensino de conceitos geométricos, a qual é parte integrante das atividades realizadas em uma escola pública na cidade de Bragança Paulista, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES do Curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo da atividade foi favorecer a visualização espacial, abordar as coordenadas (x,y,z), estruturação de pirâmide, construção de cubo, ponto em plano, visualização 3D de aresta, vertices, faces, área, volume, massa e perímetro e conceitos de polígonos. O trabalho foi desenvolvido com cinco alunos da 2ª série do Ensino Médio, os quais construíram uma cidade no Minecraft e a reconstruíram no Geogebra. Os estudantes apresentaram dificuldades ao realizarem a atividade no Geogebra, possivelmente por ser algo novo. Entretanto, no decorrer da realização da atividade foi notada uma evolução em relação aos recursos computacionais envolvidos, e foi possível observar ainda que, o aplicativo Geogebra contribuiu para a compreensão dos alunos a respeito dos conceitos relacionados à construção da Cidade Sustentável, gerando um melhor entendimento dos conceitos abordados, e ainda tornando a atividade mais agradável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 SEMANA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇAO MATEMÁTICA - IFSP/BRAGANÇA PAULISTA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.