REFORÇO ESCOLAR DE MATEMÁTICA

uma ação da curricularização da extensão no curso de licenciatura em Matemática do IFSP de Bragança Paulista

Autores

  • Bianca Mattos Moraes Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista
  • Adrielen Pereira de Souza
  • Elias Junio Candido Gonçalves
  • Jean Lucas de Lima Pavan
  • Rafaela Noemy Silva Viana

Palavras-chave:

ensino; matemática; escola; extensão; atividade.

Resumo

O trabalho relatado se refere a uma ação do projeto de extensão “Práticas Extensionistas: ações de ensino colaborativas com a comunidade escolar” que recebe o nome de “Reforço Escolar de Matemática para os sextos anos”. A extensão se faz como componente curricular do curso de licenciatura em Matemática visando estabelecer comunicação entre o meio acadêmico e a comunidade externa. Fazem parte do projeto as comunidades escolares Dom Bruno Gamberini e Dom José Maurício. As ações do projeto foram estabelecidas através de diversas conversas com membros das duas comunidades envolvidas. O “Reforço Escolar de Matemática” foi trabalhado em ambas as escolas, sendo o objetivo desta propor, para alunos dos sextos anos, que possuem maior dificuldade, tarefas ou jogos que auxiliem no desenvolvimento do pensamento matemático. Até o presente momento, foram realizadas quatro atividades na Escola Dom José e duas na Escola Dom Bruno voltadas para a realização das ações de reforço. Considera-se, por fim, que as ações de extensão auxiliaram tanto aos licenciandos a compreenderem sobre a prática docente quanto aos alunos a revisarem e se apropriarem de conceitos matemáticos. Ademais, abre-se possibilidade para a realização de outras atividades no decorrer da ação de reforço.

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Publicado

29.01.2025

Edição

Seção

Relato de experiência