AIMPORTÂNCIA DA AMOSTRAGEM

CAPTURA E RECAPTURA

Autores

  • Vinícius Fróes Raio IFSP/BRA
  • Luciane de Castro Quintiliano
  • Ricardo Alexandre Alves Pereira
  • Ricardo Bragato Silotto

Palavras-chave:

Ensino de estatística, Estimativa, Amostragem, Método da recaptura

Resumo

A atividade descrita neste relato de experiência foi realizada como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), do curso de Licenciatura em Matemática, campus Bragança Paulista/SP. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual de Bragança Paulista–SP a compreensão sobre a importância do tamanho da amostragem, em uma prática relacionada aos conceitos de estatística. Para tanto, foi realizada uma atividade abordando o conceito de estimativa. Como conclusão, mostrou-se possível realizar atividades de caráter exploratório com o intuito de incentivar a busca de conhecimentos matemáticos e estatísticos, em uma tentativa constante de aproximar-se dos contextos vividos pelos alunos.

Downloads

Publicado

29.01.2025

Edição

Seção

Resumo expandido