ESTOJO DE FRAÇÕES E UNO DE FRAÇÕES COMO RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de frações; material concreto; operações básicasResumo
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de frações na escola básica são reconhecidas por diversos estudiosos da educação matemática e por esse motivo esse é um assunto sempre pautado nas publicações dessa área. Essas dificuldades abrangem desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino superior e mesmo entre aqueles que sabem realizar as operações básicas há os que não compreendem muito bem por que o fazem daquela forma, ou seja, sabem resolver o algoritmo, mas não sabem justificar a operação realizada. Um recurso muito utilizado para o ensino de frações são os desenhos esquemáticos de retângulos e pizzas, mas para muitos estudantes eles não são suficientes para a compreensão das operações envolvendo frações. Há estudos que mostram que o uso de material concreto pode favorecer esse processo de ensino e aprendizagem, como exemplos temos o estojo de frações, disco de frações, hexágono de frações, escala cuisinaire entre outros. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar se atividades elaboradas com o uso estojo de frações combinado com o jogo uno de frações permitirão que os conceitos e operações com as frações sejam compreendidos pelos estudantes dos sextos anos do ensino fundamental.
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