1. DAS NORMAS GERAIS E DE ORGANIZAÇÃO
1.1 Este Regulamento normatiza o uso, funcionamento e regras de segurança do Laboratório IFMaker, bem como os direitos e deveres dos usuários.
1.2 A responsabilidade do Laboratório IFMaker é conjunta e estará a cargo do Diretor Adjunto Educacional, dos Coordenadores dos Cursos, dos Professores, dos Técnicos de Laboratório de caráter efetivo na instituição, dos Bolsistas ou Voluntários e dos Estagiários.
Parágrafo Único – Nos casos em que o laboratório for solicitado para atividades que não seja as funções usuais do mesmo, como: eventos, feiras, exposições, palestras, inaugurações, cerimônias, a responsabilidade pelos laboratórios e seus equipamentos passará para o requisitante da solicitação durante o período de autorização de utilização do laboratório (Anexo I). O período de autorização inclui as etapas de preparação do evento e reorganização do laboratório e equipamentos às suas condições iniciais. A autorização deve ser solicitada ao Diretor Adjunto Educacional.
1.3 São considerados usuários deste laboratório os servidores desta instituição, estudantes dos cursos ofertados neste campus e a comunidade externa.
1.4 Os laboratórios poderão ser utilizados pelos usuários, os quais assumem suas responsabilidades e deveres descritos neste regulamento.
1.5 Todos os usuários são responsáveis pelo uso correto dos equipamentos e qualquer usuário que encontrar um equipamento danificado e/ou possível problema de segurança tem a obrigação de comunicar ao responsável pela atividade.
1.6 No início e no fim das atividades do Laboratório IFMaker deverá ser realizada a conferência dos materiais e equipamentos utilizados.
1º – Havendo qualquer divergência nos materiais e/ou equipamento deve ser informado imediatamente ao Técnico de Laboratório, preferencialmente por escrito ou e-mail institucional, para que possam ser tomadas as providências necessárias.
1.8 No início e no fim das atividades do Laboratório IFMaker deverá ser realizada a conferência dos materiais e equipamentos utilizados.
1º – Havendo qualquer divergência nos materiais e/ou equipamento deve ser informado imediatamente ao Técnico de Laboratório, preferencialmente por escrito ou e-mail institucional, para que possam ser tomadas as providências necessárias.
3. OBJETIVO DESTE LABORATÓRIO
3.1 É objetivo do laboratório IFMaker é servir como instrumento de ensino, aprendizado, pesquisa e extensão, proporcionando ambiente adequado para a realização de atividades curriculares e extracurriculares, sejam estas direcionadas aos alunos ou a comunidade externa.
4. DO FUNCIONAMENTO E USO DO LABORATÓRIO
4.04 O agendado de uma visita ou a reserva de algum equipamento do Laboratório IFMaker, deve ser realizado com no mínimo 1 semana de antecedência, através do formulário do site, onde deverá ser informado no campo mensagem, as seguintes informações:
- Caso seja pessoa física, informe os nomes dos todos os integrantes que farão a visita ou uso do equipamento;
- Caso seja pessoa jurídica, ou representante de alguma instituição, como escola ou empresa, informe os nomes dos todos os integrantes que farão a visita e o nome da instituição que representa;
- Em caso de visitas escolares, informe a instituição que representa, o nome do professor responsável e a quantidade de membros que o acompanharam.
- Data e horário de início e término da visita, sendo estes compatíveis com o período de funcionamento do laboratório;
- Caso seja uma pessoa física, informe seu objetivo e os itens que serão utilizados (equipamentos, ferramentas, componentes eletrônicos, kits didáticos, entre outros) em sua atividade, com seus respectivos quantitativos;
- Comentários adicionais, quando for necessário.
4.05 Independente de quem reservar o uso deste laboratório, os insumos para os projetos que serão executados devem ser providos pelo solicitantes do agendamento.
4.06 Após a solicitação do agendamento ou reserva, independente de quem efetuou a reserva deste laboratório, aguarde a confirmação através do e-mail informado no formulário no ato do agendamento.
4.07 A confirmação da reserva se dará baseada na disponibilidade do laboratório, do equipamento solicitado, de um membro da equipe para acompanhar a atividade, entre outros aspectos técnicos que a Coordenação Local julgar pertinentes. Portanto aguarde a confirmação da sua reserva através do e-mail informado no ato do agendamento.
4.08 A prioridade de agendamento, bem como a utilização dos equipamentos do Laboratório IFmaker sempre será definida pela ordem de agendamento.
4.10 Como regras para uso e funcionamento dos laboratórios, determina-se:
- I. É proibido comer, beber ou fumar nos Laboratórios;
- II. É proibido o uso de aparelho celular, aparelho eletrônico ou sonoro, para fins de entretenimento, durante as atividades e aulas práticas no Laboratório;
- III. É proibida a armazenagem de qualquer tipo de material estranho ao laboratório;
- IV. É proibida a permanência de qualquer estudante que não esteja com horário reservado;
- V. É proibido o acesso de pessoas não autorizadas no laboratório;
- VI. É vedada a retirada de ferramentas, equipamentos/vidrarias do interior do Laboratório, salvo em casos autorizados pelos responsáveis;
- VIII. É proibida a retirada de cabos (energia, periféricos e rede) dos computadores para uso em outros equipamentos;
- IX. Proibido jogos eletrônicos, exceto com autorização do responsável.
- X. Todos os integrantes deverão usar máscaras
4.11 Para a utilização dos materiais e/ou equipamentos disponíveis no Laboratório IFMaker, o usuário deverá apresentar habilidade técnica para utilização do mesmo, bem como autorização do seu responsável legal.
4.13 No início e no fim de quaisquer atividades executadas neste laboratório, deverá ser realizada pelo o usuário a conferência dos materiais, ferramentas e equipamentos utilizados durante a sua visita.
4.14 Havendo qualquer divergência nos materiais e/ou equipamento deve ser informado imediatamente ao Técnico de Laboratório, preferencialmente por escrito ou e-mail institucional, para que possam ser tomadas as providências necessárias.
4.15 No fim de quaisquer atividades executadas neste laboratório, o usuário deverá realizar uma limpeza no ambiente que utilizou para desenvolver suas atividades.
4.16 Não será permitido o empréstimo ou uso de equipamentos e ferramentas do Laboratório IFMaker em ambientes externos .
4.17 Será permitido empréstimo de materiais disponibilizados pelo Laboratório IFMaker, como arduino, resistores e outros componentes e materiais, entretanto, a solicitação de empréstimo deverá ser realizada a partir da Ficha de Solicitação de Empréstimo de Materiais e Equipamentos (Anexo II), estando os discentes obrigados a substituir ou reparar o equipamento/material que tenha sofrido algum dano ou avaria.
5. DA SEGURANÇA DO LABORATÓRIO IFMAKER
5.1 Como regras de segurança do laboratório IFMaker, determina-se:
- I. É obrigatório o uso de EPI (Equipamentos de Proteção individual), no laboratório IFMaker, sendo de total responsabilidade do usuário a aquisição e zelo pelo próprio equipamento.
- II. Cada equipamento retém normas de segurança previstas pelo fabricante do equipamento, portanto, todo usuário tem a obrigação de seguir a todos os procedimentos impostos, bem como aos avisos e sinalizações;
- III. Durante o uso dos equipamentos do Laboratório IFMaker, é obrigatorio a retirada de acessórios (anéis, correntes, brincos, relógios, entre outros) e cabelos longos devem ser amarrados;
- IV. É proibido ligar qualquer equipamento e/ou máquina sem autorização do professor ou Técnico de Laboratório;
- V. Utilizar roupas com mangas curtas, fechadas, sem laços, alças ou fitas aparentes, durante a operação de máquinas operatrizes;
- VI. Antes de ligar qualquer equipamento e/ou máquina, certifique-se de que as conexões estejam seguras, sem partes soltas ou mal instaladas;
- VII. Sempre utilize as ferramentas corretas para evitar acidentes;
- VIII. Não jogar material insolúvel nas pias (sílica, carvão ativado, etc.);
6. ORIENTAÇÕES EM CASO DE ACIDENTE
6.1 Em qualquer situação de emergência manter a calma e comunicar imediatamente ao professor responsável e/ou técnico. O responsável deve informar imediatamente a Coordenação de Apoio ao Ensino (CAE).
6.2 Em caso de incêndio o grupo de brigada do IFSP BRA deve ser comunicado imediatamente;
6.3 Se necessário, os alunos menores de idade devem ser acompanhados por um servidor até o hospital, aguardando a chegada do responsável legal;
6.4 Cortes mesmo leves devem ser lavados com água em abundância; material quente ou produtos químicos devem ser lavados apenas com água utilizando o chuveiro de segurança (Figura 1), se necessário;
6.5 Nos casos de reagentes químicos em contato com os olhos, estes devem ser lavados com água em abundância no lava-olhos, por no mínimo 15 minutos;
6.6 Em caso de acidentes por ingestão de produtos químicos, procure o médico indicando a substância.
8-DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
8.1 Os casos de descumprimento das regras dos laboratórios, bem como os atos que possam afetar a integridade do patrimônio ou de outros usuários, serão analisados pela Direção Geral e/ou Diretoria Adjunta Educacional em conjunto com as Coordenações de Curso ou Coordenadorias Educacionais, considerando as sanções previstas neste regulamento, no Regulamento Disciplinar Docente do IFSP ou em outros documentos institucionais pertinentes.
8.2 Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Diretor Adjunto Educacional em conjunto com as Coordenações dos Cursos e Coordenadorias.