Matemática Fuzzy: importância do raciocínio matemático
- 19/10 - Terça-feira- 08h10
Resumo
Resolver problemas, buscar alternativas para atingir objetivos, simular situações e inferir decorrências são eventos que ocorrem no dia a dia, praticamente em todas as atividades humanas. Os bons resultados para encaminhar as situações apresentadas são esperados pela sociedade.
Nesse contexto, pessoas que possuem bom raciocínio lógico destacam-se em diversas áreas e setores. A Matemática é um instrumento importante para desenvolver o “modo de pensar”, sintetizando e gerando modelos que impulsionam a otimização do processo analisado. A “Matemática Fuzzy”, com forte desenvolvimento a partir de 1965, por Zadeh, generalizou a lógica clássica, formalizando uma proposta que, de certa maneira, amplia o espectro das aplicações da lógica e da linguagem matemática em inúmeras atuações desenvolvidas pelo ser humano. Tanto que, atualmente, muitos estudiosos afirmam: “ Fuzzy e a tendência da matemática do futuro!”
Mini CV
Licenciado em Matemática pela PUC Campinas, com Mestrado em Matemática: área de Análise, pela Unicamp. Atualmente, é doutorando em Matemática Aplicada, também pela Unicamp. Foi professor e Pró-Reitor Administrativo da PUC Campinas, Superintendente da FIEC Indaiatuba, professor do Centro Universitário Salesiano – UNISAL, cofundador e diretor do Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba.