História da Ciência e Etnomatemática
- 18/10 - Segunda-feira- 9h45
Resumo
A História da Ciência é uma área considerada interdisciplinar por natureza, cuja institucionalização se deu a partir do início do século XX. Apesar de tratar de uma visão mais restrita de ciência neste momento inicial, a situação acabou mudando a partir de discussões que ocorreram em meados do século e, por esse motivo, é atualmente uma área que lida com as mais variadas formas de conhecimento. Paralelamente, foi-se desenvolvendo outra área, a Educação Matemática, cuja preocupação era sobre como a Matemática deveria ser abordada nas escolas. Apesar de as áreas terem objetos e preocupações completamente diferentes, é possível estabelecer relações entre elas, o que pode ser feito quando se olha para o que se convencionou chamar de Tendências em Educação Matemática. Uma destas tendências é a Etnomatemática, que busca analisar as práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Por este motivo, apresenta algumas ideias muitas vezes semelhantes às ideias presentes nas abordagens mais recentes em História da Ciência. O objetivo da palestra é apresentar e discutir estas ideias com o intuito de gerar reflexões para práticas em sala de aula e também para pesquisas em Educação Matemática ligadas ao tema.
Mini CV
Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e mestrado em Matemática Aplicada (biomatemática/lógica fuzzy) pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atuou como professor do Ensino Básico e de cursos pré-vestibulares na rede particular de ensino. É professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Bragança Paulista e professor voluntário na instituição comunitária Gauss – Bolsas e Cursinho. Atualmente, encontra-se em afastamento para qualificação, realizando o doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.