A (des)orientação curricular da BNCC e a importância da formação inicial e continuada do professor que ensina matemática.
- 18/10 - segunda-feira- 19h30
Resumo
A palestra faz um mergulho crítico nas orientações curriculares presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especificamente na área da matemática, para que emerjam elementos relevantes na formação inicial e continuada, tomando como ferramenta de análise o modelo Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge - MTSK. Assim, buscará analisar algumas questões, tais como: Dada as potencialidades e limitações da BNCC, qual é a relevância do conhecimento especializado do professor que ensina matemática? Que equilíbrio deve haver na formação inicial e continuada para que algumas dimensões desse conhecimento não sejam excessivamente valorizadas em detrimento de outras?
Mini CV
Licenciado em Matemática (1987) e em Pedagogia (1992). É mestre e doutor em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Foi professor, coordenador e diretor em escolas da Educação Básica. Foi consultor externo do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em projeto que envolveu a Avaliação Institucional Participativa. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI-SP de Educação. Desenvolveu pesquisas no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED-FE-UNICAMP). É pesquisador-colaborador na Faculdade de Educação da Unicamp e membro do grupo de pesquisa e formação sobre o Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matemática (CIEspMat).