Por que utilizar a gamificação na educação?
- 12/11 - Quinta-feira- 19h00
Resumo
A gamificação ganhou destaque por sua versatilidade e potencial transformador e indutor de comportamentos. Será apresentado o percurso de consolidação deste termo no meio acadêmico bem como nas práticas educativas. Se antes era uma palavra sem tradução para o português, hoje é sinônimo de inovação e vanguarda nas práticas didáticas brasileiras. Para nós a gamificação na educação deve conduzir estudantes por uma jornada de construção do conhecimento pautada em três princípios: autonomia, domínio e propósito. Quer encarar o desafio?
Mini CV
Entusiasta e pesquisador do uso de gamificação e tecnologias na educação. Doutor em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), Mestre em Matemática (IM/UFRJ), coordenador do Projeto de Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação - UFRJ, Professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e do CAp UFRJ. Desenvolveu e coordenou projetos junto ao Ministério da Educação, SESI MATEMÁTICA, SEEDUC/RJ, CESGRANRIO, FIRJAN e TV ESCOLA, PNLD e no Banco Nacional de Itens do INEP.