Wilson Vendramel
O professor Wilson Vendramel possui bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade São Marcos, especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, especialização em Engenharia de Software pela UNICAMP, especialização em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Engenharia de Produção (linha de pesquisa em Produção de Software) pela Universidade Paulista e mestrado em Ciência da Computação (linha de pesquisa em Sistemas de Informação) pela UNICAMP. No momento atual, é aluno de doutorado do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (linha de pesquisa em Inteligência em Sistemas) da PUC-SP. Trabalhou por mais de uma década na IBM Brasil, incluindo atividades de desenvolvimento de software e administração de banco de dados. Atualmente, é docente do Instituto Federal de São Paulo e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Tem experiência na área da Ciência da Computação, especificamente em Engenharia de Software, Banco de Dados, Métodos Ágeis de Desenvolvimento, Inteligência Artificial e Computação Cognitiva.
Minicurso: Mapeamento de objetos para o modelo relacional a partir de estruturas narrativas
23/10 - 19h00
Os princípios do paradigma da orientação a objetos e do modelo relacional são bastante distintos. No modelo de objetos, os elementos correspondem a abstrações de comportamento, já no modelo relacional, os elementos correspondem a dados tabulares. Essas diferenças fundamentais entre os referidos modelos influenciam na construção de Sistemas de Software Orientados a Objetos (SSOO) que utilizam o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR) como mecanismo de armazenamento persistente. Este minicurso tem o objetivo de apresentar regras de mapeamento de objetos a partir do modelo de classes de domínio para projetar o banco de dados relacional. O minicurso será apoiado pela técnica OC2-RD2 (Objetivo-Contratempo-Catástrofe-Reação-Dilema-Decisão) que se baseia em estruturas narrativas particulares e propicia condições para a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem, construindo assim um ambiente onde a narração tem um papel importante nas interações entre três tipos de atores: aprendiz, mestre e tecnologia computacional. Para um melhor aproveitamento da atividade, é recomendável que os participantes tenham conhecimento prévio em diagrama de classes da UML e conceitos de banco de dados relacional.