Oficina: Construção de um relógio de Sol

Integrantes:

Professores Rubens Pantano Filho e Rodrigo Gontijo de Alvarenga

 

Descrição da Oficina:

O objetivo da oficina é construir um relógio de Sol simples, utilizando alguns elementos geométricos e linhas da Astronomia de Posição.Antes dos relatos escritos do IV milênio a.C., é improvável dizer exatamente quais eram as verdadeiras opiniões acerca da passagem do tempo e de como estudá-lo.

Somos levados a pensar, no entanto, que os homens pré-históricos já tinham ideia do sincronismo da natureza nos períodos de claridade e obscuridade que se levavam a cabo alternadamente. E, talvez, a herança dessa percepção tenha levado os mesopotâmicos a dividir o dia.

Durante todo o período correspondente à história no mundo Ocidental ou Oriental o tempo visivelmente, foi dividido e medido com movimentos de objetos. Eram portanto relativamente comuns “relógios” de Sol, de areia de água, etc. Para nós, os relógios de Sol têm um interesse particular porque seus ancestrais diretos são os “gnomons”, ou seja, hastes que colocadas perpendicularmente ao chão muito ajudaram às medições.

A fundamentação teórica das linhas que serão traçadas para a construção desse relógio estão na Esfera Celeste, com a qual aproveitaremos para tomar um contato mais prático nesse exercício.


Voltar