Pipas Tetraédricas
Integrantes:
Professora Diana Terezinha Amaro
Estudantes Enzo Henrique Silva de Próspero e Marcos Henrique (curso técnico integrado em informática)
Descrição da Oficina:
Dentre as principais questões tecnológicas que figuravam nos círculos científicos no início do século XX destacava-se a possibilidade de se construir aparatos voadores grandes e aerodinamicamente estáveis. Um dos argumentos contrários a esta possibilidade foi dado pelo astrônomo e matemático Simon Newcomb (1835–1909), que ao considerar a razão eficiência por peso de duas máquinas voadoras semelhantes uma com o dobro da escala da outra concluiu que a máquina mais pesada exporá ao vento uma superfície com área apenas 4 vezes maior.
Alexander Graham Bell propôs um modelo de pipa aerodinamicamente estável e cujo tamanho pode ser aumentado mantendo-se constante a razão eficiência por peso. A ideia de Graham Bell era utilizar células tetraédricas. Teria, então, Graham Bell construído um aparato que viola o argumento proposto por Simon Newcomb?
Esta oficina visa responder a essa pergunta, nela os participantes construirão as suas pipas tetraédricas - diferentes das pipas mais conhecidas. Concluída a construção os participantes serão convidados a testar se o produto de seu trabalho de fato alça voo. Durante a oficina, serão exploradas noções de semelhança e proporcionalidade.