Mesa de Diversidade Religiosa
11/06 - quarta-feira - 09h45
Sala Maria Isabel (A501)
Com a participação de diversos líderes religiosos, nesta atividade dialogaremos sobre a diversidade religiosa e a valorização das diferentes formas de religiosidade — inclusive aquelas que não seguem uma religião formal, com a intenção de se construir pontes de entendimento e respeito mútuo. Abordaremos também a intolerância religiosa, tendo em vista a reflexão de como a escola pode promover o respeito às diferentes crenças sem privilegiar nenhuma delas.

Pe José Antônio Boareto (Catolicismo)
Pe Dr. José Antônio Boareto - Mestrado e Doutorado em ciências da religião pela Puc-Sp. Pós-doutorado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Extensionista do Observatório Puc-Campinas. Presbítero da Diocese de Bragança Paulista e Docente da Faculdade de Teologia da Puc-Campinas. Assessor para a Dimensão do Ecumenismo e Diálogo inter-religioso.

Pai Willian de Oxossi (Umbanda)
Pai Willian de Oxossi - É iniciado nas ciências ocultas há mais de 20 anos. Há 8 anos, é Pai e dirigente físico do templo escola Canto do Sete, localizado em Mairiporã SP. Ama estudar ciências divinas e estar na vivência do mundo espiritual.

Sheikh Osnir Henrique Pereira Simões (Islamismo)
Osnir Henrique Pereira Simões - Sheikh Osnir Henrique Pereira Simões. Faculdade integrada de ciências sociais e teologia, Faculdade Anchieta, Formação em auditoria de sistema de gestão e produção pela ABNT; Analista de qualidade; Gestão de projetos e gestão da qualidade pela Fasul; Formado pelo instituto latino Americano de estudos islâmicos(ILaei); Universidade islâmica da América latina (Unial).

Pai Bil (Candomblé)
Dr. babalorixá Bil de Xangô (Pai Bil) - Babalorixá Omi Nlá Mirerê Bil de Xangô. 42 anos de santo e patriarca da Nação Nagô Mirerê. Dr. h.c. pela universidade dos capelães do Brasil. Titular na cadeira de matriz africana no conselho municipal de cultura de Bragança Paulista. Presidente da associação Bragantina de umbanda e candomblé. Empresário da construção civil. Técnico de futebol formado pelo instituto brasileiro de futebol. E pai de família.

Monge Enjo (Budismo)
Monge Enjo - Nascido em São Paulo capital, Zengetsu Enjo Sensei começou seu treinamento monástico em 1995 sob a orientação da Monja Coen Roshi e o Shozan Sensei, no Templo Busshinji em São Paulo. Em 1998 foi o primeiro brasileiro e estrangeiro admitido para o treinamento monástico formal (shugyo) no tradicional e rigoroso mosteiro de Sojiji, um dos dois mosteiros sede da escola Soto Zen, em Yokohama, Japão. De 2000 a 2002 praticou intensivamente Zazen e Seshins com o conceituado mestre Harada Tangen Roshi, no mosteiro de Bukkokuji, em Obama, Japão. Em 2003 recebeu a Transmissão do Dharma de Junnyu Kuroda Roshi, irmão de Maezumi Roshi e abade do Templo Kirigayaji em Tóquio. Ao longo do seu treinamento monástico, em visitas aos templos e mosteiros de Kyoto, também teve contato com a estética dos jardins zen e com técnicas de bioconstrução, estudando posteriormente paisagismo e tsuchi kabe com o famoso Monge e Paisagista Shunmyo Masuno. Desde 2002 vive entre o Templo Taikanji, em Pedra Bela, onde regularmente promove retiros de silêncio e meditação zen, e Bragança Paulista, onde orienta grupos de meditação, atende a comunidade budista, realizando cerimonias memoriais e casamentos, e atua como paisagista.

Yá Tania (Candomblé)
D.h.c ,Tânia Vitor Lima de Castro, 52 anos, mulher afro indígena, casada ,mãe de 4 filhos , avô de 8 netos, iniciada no culto aos orixás há 40 anos, Iyalorixa ( Matriarca de religião de matriz africana), , no terreiro de nação ketú,Ilê Egbé Alaketú Oyá Alagbará, tendo como referência o terreiro de candomblé tradicional de Matriz em Salvador Bahia,Ilé Iyá Omí Axé Iyamassê ( Terreiro do Gantois)- Salvador/ BA. Presidente da ACAFRO( Associação Cultural Afro Brasileira), tem como objetivo a preservação da forma privativa do estudo de culto das religiões afro brasileiras , promoção da cultura afro diásporicas. Com atendimento social à pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pessoas vítimas de racismo e mulheres vítimas de violência doméstica. Membro do grupo de diálogo inter religioso-Oikoumene. Produtora cultural, idealizadora de projetos sociais, culturais e educacionais de grande impacto social. Militanta e ativista das movimentações afro indígenas, da mulher e de pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+. Palestrante e Coaching de pessoas, utilizando metodologias dentro das diásporas africanas, para melhorar o desempenho e desenvolvimento pessoal de cada indivíduo para alcançar metas e objetivos, dentro da ancestralidade africana. Iyá Unjé do buffet África Brasil- Com trajetória de 40 anos dentro das religiões de matrizes africanas, preserva e propaga a culinária afro tradicional ,afro brasileira e das divindades africanas dos Orixás, através do buffet África Brasil. Detentora do conhecimento e ensinamentos da botânica africana dentro do culto as divindades africanas dos Orixás, com objetivo de alcançar a cura, através das folhas sagradas.

Milton (Espiritismo)
Milton Galdão - Dentista, casado, espírita, Membro da Casa da Benção e Escola de Vida. Ministrador de cursos dentro da Doutrina Espírita.

Pastor Ramiro Baptista Filho (Evangélica)
Nascido em São Paulo, capital, em 24 de junho de 1960. Formação em Técnico Contábil, Assistente Social e Teólogo. Atualmente é Conselheiro Titular da Pessoa Idosa em Atibaia. Casado com Maria Baptista. Pai da Erika e Fernanda. Avô de quatro netos: Gustavo, Gabriela, Maria Alice e Aurora.