
Cine Debate: Documentário Invisível - A História dos Clubes Sociais Negros de Bragança Paulista
- 23/11 - quinta-feira - 13h30
Sinopse
Em 1881, na cidade de Bragança Paulista, no interior do estado de São Paulo, foi fundado um clube de escravos, um dos primeiros com a finalidade de alfabetizar negros naquele período. No século XX, outras duas associações negras foram criadas na cidade: o Clube 13 de Maio e a ARCAB. À luz da história da população negra brasileira, desde a pré-abolição, este documentário remonta a trajetória, tão marcada pela invisibilidade, destes três clubes bragantinos.
Descrição
Nesta atividade iremos assistir o Documentário “Invisível - A História dos Clubes Sociais Negros de Bragança Paulista” e, em seguida, conversaremos sobre os principais pontos abordados no video com Izilda Toledo, idealizadora do documentário.
Mini CV
Izilda Aparecida de Toledo é pedagoga, docente do Ensino Superior e especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais. Atua como promotota legal, é membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Brasil e da Comissão Permanente da Igualdade Racial, ambas da 16ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, preside o Conselho Municipal de Política Cultural - cadeira afro-brasileira e é representante do Movimento das Mulheres Negras do Interior e dos Clubes Sociais Negros do estado de São Paulo e do Brasil. Foi mantenedora do Clube 13 de Maio de Bragança Paulista por 12 anos, bem como coordenadora da Associação Recreativa e Cultural Afro-brasileira (ARCAB). Recebeu diversos prêmios de destaque em Bragança Paulista, como a medalha Zumbi dos Palmares e o título de comendadora Inácia Silva Pimentel (2022).