
Automação na qualidade de vida das pessoas com deficiência
- 13/06 - terça-feira - 20h55
Resumo
A automação tem desempenhado um papel cada vez mais importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Por meio de avanços tecnológicos, diversas soluções automatizadas têm sido desenvolvidas para auxiliar e empoderar esse grupo, proporcionando maior independência, autonomia e inclusão.
Um dos principais benefícios da automação é a capacidade de adaptar o ambiente às necessidades específicas de cada pessoa com deficiência. Por exemplo, sistemas de automação residencial permitem o controle remoto de luzes, temperatura, aparelhos eletrônicos e portas, proporcionando maior acessibilidade e conforto no dia a dia. Pessoas com mobilidade reduzida podem utilizar dispositivos de controle por voz ou aplicativos em smartphones para realizar essas tarefas com facilidade, entre outros. Vamos refletir mais sobre esse tema?
Mini CV
Doutora e Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Americana em Assunção, Paraguai. Possui ainda Especialização em: Educação Especial e Inclusiva (FASG); Psicopedagogia Escolar (UnC); Tradução ( UGF) e Língua Espanhola (UFBA). Graduada em Licenciatura em Língua Estrangeira - Espanhol pela Universidade Federal da Bahia (2001), em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal da Bahia (2000) e bacharel em Língua Estrangeira - Espanhol pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atuou como professora visitante na Universidade do Estado da Bahia e foi professora efetiva no Colégio Militar de Salvador. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo, lotada no Campus de Bragança Paulista.