


Mesa "Direitos humanos e Diversidade"
- 09/06 - Quinta-feira - 13h30
- Local: A501
Resumo
Em breve
Mini CV
Iara Leme Russo Cury - Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Rio Claro), possui mestrado em Geociências e Meio Ambiente (Unesp - 1998). Em 2015 obteve o título de Doutora em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (UNESP) apresentando a tese intitulada: O vestibular da UNESP: sobre acesso à educação superior e o currículo de geografia na educação básica (2006-2012). No período de 2008 a 2011 dedicou-se como colaboradora em pesquisa sobre a violência de jovens nas escolas públicas de Rio Claro, desenvolvida no Departamento de Educação (Unesp - Rio Claro). Participou por 15 anos dos cursos de formação e capacitação de professores promovidos pela Secretaria Estadual de Educação como cursista e também como docente. No período de 2010 à 2013 cursou Pedagogia pelo programa UNIVESP (Pólo Rio Claro) e desenvolveu trabalho intitulado: "Escola que lugar é esse ?", abordando questões reflexivas sobre cotidiano escolar e formação docente. Exerceu docência em nível superior em instituições públicas e privadas em cursos de Graduação, nas disciplinas de Prática de Ensino, Orientação de Estágio, Fundamentos de Sócioeconomia e Metodologia do trabalho Científico. Atuou na área de planejamento de bacias hidrográficas e abastecimento urbano de água e possui experiência profissional em e implantação de projetos habitacionais de interesse social. Atualmente atua como professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica no IFSP na modalidade do ensino médio e desenvolve projetos para formação docente.
Adriano Henriques Machado - Mestre (2010) e Doutor (2016) em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp - Campus de Franca) (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e política; evangélicos e católicos na política brasileira no período entre a ditadura militar e a abertura política. Também possui estudos nas temáticas: Teologia da Libertação; cultura política; reorganização partidária; movimento operário-sindical; movimentos populares; movimento ecumênico e Partido dos Trabalhadores.
Marcos Tarcisio Florindo - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Experiência docente e de coordenação acadêmica em cursos nas áreas das ciências sociais, da administração de empresas, da Pós-Graduação latu sensu e do mestrado em gestão e políticas públicas. Atua em pesquisas nas seguintes áreas temáticas: políticas públicas, Estado e modernização da sociedade, formação e desenvolvimento das instituições policiais. Foi professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da Fundação Perseu Abramo, entre outros. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, lotado no Campus de Bragança Paulista.