




Representação Estudantil: Importância e desafios
- 11/06 - Sexta-feira - 19h00
- Live/bate-papo
Resumo
Nesta atividade, conheceremos algumas vivências de estudantes em movimentos estudantis, debateremos sobre a importância de representações estudantis, suas dificuldades e suas causas. E compreender 'Para que serve a representação estudantil?'
Mini CV
Olá, meu nome é Murilo Rafael, sou nascido e criado na cidade de Araras-SP e no ano de 2015 ingressei através da prova Enem no IFSP- Campus Suzano, para buscar a chance de uma vida melhor através da educação superior no curso de Tecnologia em Processos Químicos Industriais. Durante esta conquista, conheci o Mov. Estudantil no ano de 2016 ajudando na formação do Diretório Acadêmico dos estudantes e compondo a pasta de Eventos e Esportes. Após uma viagem para Brasília, na época devido o encaminhamento da PEC do Teto ou PEC 55 para o Senado Federal, a minha presença na ocupação da UNB despertou o desejo de construir uma entidade mais forte dentro dos IFs e concorri à presidência do DA nos anos 2017 e 2018 com êxito na segunda tentativa e o que conseguimos foi melhorar a nossa infraestrutura e um auxílio estudantil melhor estruturado. Continuo dentro do IF, com residência na cidade de Suzano e agora cursando Bacharel em Química Industrial, meu segundo curso, e com a alegria de presidir a Atlética IFSP Campus SZN.
Angélica Tyemi Yamasaki é estudante de Licenciatura em Matemática pelo IFSP campus Birigui. É vice-presidente do Centro Acadêmico Maria Laura M. M. Leite Lopes e compõe o Diretório Acadêmico do campus. Durante o início da pandemia, em 2020, participou do Comitê de Mobilização, colaborando na construção de um projeto de acessibilidade para que os estudantes mais vulneráveis pudessem acompanhar o ensino remoto; junto com o D.A, ajudou na elaboração da campanha “Nenhum a Menos”. Por meio do Movimento Correnteza, contribuiu na formação da Chapa Pela Permanência Estudantil e candidatou-se, junto a ela, ao cargo de Conselheira Superior. Realizadas as votações, foi eleita como representante discente do Conselho Superior (CONSUP) do IFSP.
Estudante da Licenciatura em Pedagogia Campus Boituva, vice-presidente do Centro Acadêmico Marilena Chaui, Conselheiro Discente da Educação Nível Superior no CONEN e Militante do Movimento Correnteza.
Estudante da Licenciatura em Geografia do Campus São Paulo. Militante do Movimento Correnteza, integrante do Centro Acadêmico Estrabão, do Diretório Acadêmico das licenciaturas Carolina Maria de Jesus e Conselheira do CONSUP.
Formada em Licenciatura em Matemática no IFSP - BRA em 2021, começou no mesmo ano a lecionar no estado. Foi presidente do CAJGS no período 2019-2020. Acredita no poder da educação e mobilização dos/as estudantes.
Apoio