


Desconstruindo a gordofobia: estereótipos, mídia e nutrição
- 07/06 - Segunda-feira - 14h00
- Live/bate-papo
Resumo
Qual o papel da mídia na manutenção de preconceitos? Como a saúde e o padrão de beleza se juntam para oprimir o corpo gordo? Como a gordofobia se relaciona com outras opressões? Nesse encontro, a partir da visão de três convidadas, conversaremos sobre os estereótipos das pessoas gordas e a mídia, padrão de beleza, saúde e nutrição inclusiva, além de abordarmos o estigma do peso e suas consequências na autoestima das pessoas.
Mini CV
Agnes Arruda - Agnes Arruda sempre soube que era tratada diferente por causa do tamanho do seu corpo. Quando entendeu que o problema não estava nela, mas sim na gordofobia, nunca mais viu o mundo da mesma forma… E isso inclui os meios hegemônicos de comunicação. Jornalista, mestre e doutora em Comunicação, dedica-se a investigar e a denunciar a relação da gordofobia com a mídia. Hoje dá continuidade a este trabalho, extrapolando as barreiras da comunidade acadêmica, com o projeto Tamanho Grande, disponível como canal no YouTube, perfil no Instagram e também em podcast.
Gabriela Daniel Arces - Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (USP-RP). Doutoranda em Nutrição e Metabolismo (USP-RP). Pós Graduanda em Psicologia, Nutrição e Transtornos Alimentares (UNIARA).
Fernanda Tiesti - Fernanda é uma jovem de 23 anos, ex aluna do IFSP, que sempre foi uma mulher gorda e sofreu diretamente com a gordofobia. Atualmente passa por tratamento para lidar com as consequências do preconceito, luta para mudar sua visão a respeito do seu corpo e entender que é uma pessoa além dele.
Apoio