Carrossel de Curtas

Float
Float, feito por um diretor que tem um filho autista, é um curta metragem da Pixar que fala sobre a relação entre a sociedade e uma família que tem uma criança que é "diferente", por ter o poder de "flutuar". Com a desaprovação da vizinhança e das pessoas ao redor, o pai opta por isolar-se e manter o menino em casa, na tentativa de protegê-lo. Uma parte interessante do curta é quando o pai da criança diz: "Por que você não pode simplesmente ser normal?" Chega de spoilers! Assista esse curta, que abrange mais sobre a empatia e aceitação.

Hair Love
O curta Hair Love, que venceu o Oscar em 2020, conta a história onde os protagonistas são uma menina preta e sua família. O curta abrange, com bastante delicadeza, como é importante haver representatividade no universo da beleza e no do entretenimento, que priorizam sempre as mesmas narrativas. Além de abranger o cabelo afro que impacta a vida de milhões de pessoas, o curta também fala sobre a relação dos homens na criação dos filhos. Pegue o lenço e assista logo esse curta!

Ian, uma história comovente (2018)
Ian é um menino com deficiência e quer brincar em um parquinho, apesar dos olhares e comentários das outras crianças e suas dificuldades em interagir com ele. O curta é inspirado em uma história real. Sua mãe, autora de um livro e criadora da Fundação Ian,ensinou a importante lição a respeito da diversidade e da inclusão.O filme, deliberadamente sem falas para que a linguagem falada não fosse uma barreira para falantes de diferentes línguas e de diferentes idades.

Cuerdas
Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta animado “Cordas” vem emocionando crianças e adultos ao redor do globo. O filme narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar.

VÍDEO PORCO ESPINHO COM AUDIODESCRIÇÃO
Um vídeo sensível e lindo para refletir sobre ações e recursos, sobre afeto e criatividade, sobre questões que podem transformar a escola em um lugar que acolhe e ensina a todos os alunos.

Sorry
O curta dura somente 1 minuto 58 segundos, porém sua mensagem é duradoura, uma vez que temos que reaprender a não apenas ter o papel de um ser humano, mas efetivamente SER HUMANO! A palavra “Overload” que aparece no filme quer dizer: "ACIMA DA CAPACIDADE", mas para o vídeo se ressignifica como: acima da capacidade de atitude, compromisso, dever, contribuição. Ou seja, o elevador não se move, por causa do individualismo e direito que cada um acha que tem.

Ilha das Flores
Este é um curta metragem que foi gravado em Porto Alegre em 1989. Apesar de ter sido gravado há muitos anos, o problema permanece atual nas mais diversas esferas e interpretações.