

Nassim Golshan
Psicóloga pela UNESP-Bauru, atualmente realiza mestrado em educação escolar. Colaboradora do coletivo Asiáticos pela Diversidade.
Rodrygo Tanaka
Tradutor e professor de língua japonesa pela UNESP-Assis, doutorando em historiografia linguística. Colaborador do coletivo Asiáticos pela Diversidade.
Representatividade asiática LGBT: História, realidade e problematizações
6/6 às 13h45
Representatividade é uma das palavras mais repetidas dentro dos debates sobre produção cultural nos últimos tempos. Porém o que significa ser representado e o que separa uma “boa representação” de uma que só reforça estereótipos nocivos? E como é possível pensar na representatividade em redes complexas que oprimem as chamadas duplas-minorias (Grupos minoritários dentro de outro grupo minoritário)? Nessa apresentação pretendemos estimular um primeiro debate sobre a necessidade de um pensamento interseccional, descolonial e histórico cultural sobre o que pensamos sobre representatividade através da exposição de um panorama histórico, passando pelas ferramentas de opressão adotadas no ocidente para oprimir e silenciar, até a atual situação de asiáticos LGBT no ocidente.