


Marcos Tarcisio Florindo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Experiência docente e de coordenação acadêmica em cursos nas áreas das ciências sociais, da administração de empresas, da Pós-Graduação latu sensu e do mestrado em gestão e políticas públicas. Atua em pesquisas nas seguintes áreas temáticas: políticas públicas, Estado e modernização da sociedade, formação e desenvolvimento das instituições policiais. Foi professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da Fundação Perseu Abramo, entre outros. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, lotado no Campus de Bragança Paulista.
Silvana Camargo de Castro
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Paulistano (2007) e Pós Graduação em Planejamento e Gestão Escolar, Faculdade Euclides da Cunha/ INEC/Acre. Atualmente no cargo de técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de São Paulo,Campus Bragança Paulista, tendo exercido o mesmo cargo no Instituto Federal do Acre desde 2012. Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Trabalhei em registro escolar no Centro de Formação dos Povos da Floresta, na Comissão Pró índio do Acre (2010) e na equipe pedagógica de educação escolar indígena, na Secretaria de Educação do Acre (2012)
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI
O Neabi existe para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam encaradas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do IFSP, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país. Mais informações das ações desenvolvidas pelo núcleo podem ser encontradas na página do Neabi.
Palestra: Questão Indígena
5/6 às 19h