Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e sua aplicabilidade na educação

Palestrante: Maria de Lourdes da Silva

 

Maria de Lourdes da SilvaMestranda em: Educação na UDE (Universidad de La Empresa) - Montevideo/Uruguai. Pós-graduada em: Educação Especial, Deficiência Auditiva, Teorias e Práticas na Educação, Tradução-Interpretação em LIBRAS/LP e Ensino de Libras. Graduada em: Educação Artística (Habilitação em Desenho) e Pedagogia. Certificada pelo exame de proficiência - Prolibras/MEC

Atua a 22 anos na área de Educação, atuando na Educação Infantil, Educação Especial, Ensino de Arte, Ensino Fundamental, Médio, Graduação e Pós-graduação. É coordenadora pedagógica do ceiLibras, coordenadora do curso de Pedagogia da FESB, docente na FESB, Tradutora-intérprete de Libras/LP em escolas, propagandas televisivas, eventos e demais repartições; Assessora educacional e empresarial; Professora de sala de recursos para D.A.; Formadora de professores para atuar com alunos surdos; ensino de LIBRAS em repartições públicas, Sócia-fundadora da ASBP (Associação dos Surdos de Bragança Paulista, Coordenadora dos intérpretes da Pastoral dos Surdos de Bragança Paulista, Tradutora-Intérprete nos cursos técnicos do SENAI - Bragança Paulista, Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia, da FESB, docente nos cursos de: Graduação (Pedagogia) e Pós-graduação em LIBRAS e no SEBRAS/Faculdade Brasil, LIBRAS e Tradução-interpretação no SEBRAS/Faculdade XV de Agosto, entre outros. Atuou como docente no IFSP/Brag. Pta.

Pesquisadora nas áreas de: Educação Infantil, Educação Especial, Literatura Surda, Tradução Cultural: textos literários em Português/LIBRAS; na área de LIBRAS, Ensino de Língua Portuguesa para surdos, A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), TIC´s (Tecnologia da Informação e Comunicação) e Tecnologia Assistiva entre outros. Palestras, pesquisa e produção científica: na área de Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS e Língua Portuguesa para alunos surdos.

 

Palestra: Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e sua aplicabilidade na educação

 

Após 15 anos de tramitação e um árduo trabalho de consultas e audiências públicas por todo o Brasil, entrou em vigor em janeiro de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) a qual passou por importantes transformações - trabalhadas em conjunto com toda a sociedade - e hoje assegura e institui direitos em áreas fundamentais como a da educação. Os profissionais da educação necessitam conhecer e refletir sobre este documento a fim de proporcionar às Pessoas com Deficiência (PCD) uma melhor qualidade de ensino.

Voltar